Estância, 21 de Agosto de 2014
NOTÍCIAS

30 Nov 2013 (553 leituras)

PREFEITURA DE ESTÂNCIA E CONSELHEIROS SE REUNEM PARA COMEMORAR O DIA NACIONAL DO CONSELHEIRO TUTELAR

A Prefeitura Municipal de Estância, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, nas pessoas de Carlos Magno Costa Garcia e Daisy Costa Garcia, comemoraram no dia, 29 de novembro, o Dia Nacional do Conselheiro Tutelar. O almoço aconteceu no complexo do XPTO, tendo como convidados o Conselho de Direito da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal - que se reuniram numa agradável confraternização.

O Conselho de Direito da Criança e do Adolescente é o órgão de apoio da política de defesa dos direitos da criança e do adolescente, e da regulamentação e fiscalização da execução das ações, no que se refere à população infanto-juvenil. O Deputado Federal, na época, Givaldo Caribão apresentou um Projeto de Lei que foi aprovado e sancionado tornando assim, Lei Federal nº 11.622/2007. Essa foi uma das propostas idealizada e conquistada pelos bravos Conselheiros Tutelares do Brasil.

O Conselheiro e Presidente dos Direitos da Criança e do Adolescente em Estância, José Salviano Lima Ribeiro, de acordo com as formalidades regimentais e regulamentares desta casa, apresentou Moção de Congratulações aos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Sergipe - na sala das sessões dos Conselhos Municipais de Estância.

Salviano nos falou que o motivo pelo qual foi impulsionado a apresentar esta Moção foi de não deixar passar em branco o dia 18/11, verdadeira data, intitulado como "Dia Nacional do Conselheiro Tutelar". Reavivou-nos, também, a memória sobre um fato bastante importante para a história da cidade - de que foi na gestão de Daisy Garcia que o Conselho de Estância foi criado (em 1994) - há praticamente 19 (dezenove) anos.

Em sua Moção, Salviano disse que ser Conselheiro é se doar, cumprir com absoluta prioridade as suas atribuições estabelecida no Art. 136 do ECA, abraçar a causa; defender com garra e afinco esses direitos. Outros Conselheiros também mandaram seus recados e aproveitaram a presença do Prefeito Carlos Magno para agradecer pela atenção recebida, e se dizem satisfeitos com essa aproximação com a gestão.

A Secretária de Assistência Social, Daisy Garcia, disse estar muito feliz por este momento - "reconheço a importância que vocês têm e peço desculpas por minhas falhas. Mas saibam que vocês sempre poderão contar conosco".   Quem falou aos Conselheiros, também, foi o prefeito Carlos Magno, que disse: "Vocês estão de parabéns por esse dia e são de uma importância muito grande para a gestão e para a sociedade. Tenho percebido que estão querendo usar os Conselhos para politizá-los. Para mim, o que interessa é que os Conselhos funcionem bem - que eles consigam tratar bem e solucionar os problemas da comunidade carente. Visamos acolher bem o menor e nos relacionarmos bem com os Conselhos".

MARCARAM PRESENÇA NESTE VENTO: Denise Lima Oliveira (Conselheira de Direito); Isis Lessa dos Anjos Soares (Conselheira de Direito); Aliete dos Santos Costa (Conselheira de Direito); Tereza Beatriz Gomez (Secretária Executiva do CMDCA); José Salviano Lima Ribeiro (Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente); Daisy Garcia (Secretária de Assistência Social); Carlos Magno Costa Garcia (Prefeito de Estância) e representantes da SECOM. Conselheiros Tutelares: Edilene Rodrigues, Simone Teles, Antônio Batista Neto, Fábio Oliveira Santos, Marinez de Souza O. Santos, Márcio Barreto, Jonas Dias, Wilson Salva Vidas e Rilda Adriana (Conselheira e representante do FACTUS/Fórum Associativo de Conselheiros e ex-conselheiros Tutelares de Sergipe.

Fonte: SECOM/Prefeitura de Estância

Portal da Prefeitura de Estância - Todos os direitos reservados.